A tecnologia no combate às caries

Esse é um estudo muito interessante, escrito por dentistas amigos nossos lá de Pernambuco, Brasil… Onde o tratamento da água que temos em nossa torneira afeta diretamente o combate e a prevenção de nossas cáries, leia mais a  seguir:
 
A melhor maneira de combater a cárie, é evitando que a mesma chegue até os seus dentes. Isso pode ser controlado com uma dieta alimentar saudável e planejada. Limitando a quantidade e frequência que ingerimos açúcar e amido é a maneira mais fácil de prevenir e evitar a cárie.
caries nos dentes
Manter uma alimentação saudável é uma questão muito importante principalmente para as crianças que estão naquela fase de trocar os dentes de leite por dentes permanentes. Alimentos como refrigerantes e sucos muito açucarados são particularmente prejudiciais aos dentes. Se possível, os edulcorantes, como a sucralose, devem substituir a sacarose, porque não podem ser decompostos por bactérias. Xilitol é outro substituto do açúcar que realmente mata as bactérias, então mastigar goma de mascar xilitol após a refeição irá reduzir significativamente a ocorrência de cáries.
Remineralizarão – As cavidades dos dentes podem ser revertidas quando tratadas com uma substância contendo flúor ou cálcio. Esse processo de “reabilitação” é conhecido como remineralizarão de dentes. A possibilidade de intervir na dissolução do esmalte dentário, diminuindo significativamente a perda de minerais, e de reverter o progresso de lesões cariosas iniciais, torna o fluoreto um elemento indispensável à saúde dental. Enquanto recurso preventivo, o fluoreto é uma alternativa de saúde pública bucal extremamente eficaz e de baixo custo. Os resultados experimentais dos nossos amigos dentistas da CODOL comprovam que o fluoreto de sódio contido no dentifrício teste revelou maior proteção do esmalte, apesar da menor concentração deste fármaco em relação ao monofluorfosfato de sódio e à associação fluoreto de sódio/ monofluorfosfato de sódio, contidos nos demais.
torneira com agua tratada
Restauração – Quando uma cavidade é muito grande para ser remineralizada, ela deve ser restaurada. Se uma grande parte dos dentes estiver abatida, deve ser coberta com uma coroa. As coroas são tipicamente feitas de ouro, porcelana ou zircônio. Se a cavidade foi estendida para o centro do dente e infectou o nervo, um canal radicular deve ser realizado.
 
Às vezes, a cavidade infecta a maior parte da superfície dentária e o dente deve ser extraído. Os dentes de leite com cáries podem ser restaurados com um recheio, uma coroa de aço inoxidável, extração ou pulpotomia.
 

Tratamento durante a gravidez

 
A quantidade hormonal e bacteriana muda durante a gravidez, colocando as mulheres grávidas como pessoas que correm maior risco de gengivite e periodontite. As mulheres grávidas geralmente têm sido aconselhadas a evitar cuidados dentários eletivos durante a gravidez, se sofrerem uma emergência, como dor ou infecção. Neste caso, o segundo trimestre é o melhor momento para o tratamento, para manter a futura mãe o mais confortável possível.
Os anestésicos locais e outros materiais utilizados durante o atendimento odontológico não aumentam o risco para o feto, mas a doença não tratada na cavidade oral tem demonstrado ser muito prejudicial para as futuras mamães. Se forem necessários raios X, um avental de proteção será colocado sobre o estômago da mulher e da glândula tireoide. Se os antibióticos forem necessários, a tetraciclina deve ser evitada, uma vez que irá causar descoloração nos dentes da criança que se desenvolve.
Share Button

Deixe uma resposta