Hoje fala-se muito em energia solar. Saiba tudo sobre a energia do futuro!

As alterações climáticas, os problemas de poluição do ar e das águas e outras questões ambientais têm ganhado força em todo mundo. Muitas pessoas estão a modificar seus hábitos de forma a buscar por soluções que não agridam o meio ambiente e que sejam capazes de manter os nossos recursos naturais para as próximas gerações.
Com isso, muitos países têm regulamentado formas alternativas de geração de energia – como a energia solar fotovoltaica- na tentativa de fomentar nas pessoas a busca e o uso de outras formas de geração de energia que sejam mais sustentáveis.
A energia solar é uma realidade em Portugal, mas, nem sempre, as pessoas estão cientes das inúmeras vantagens de se dispor de um sistema solar fotovoltaico em seus lares e empresas. Por isso, hoje, vamos explicar detalhadamente as vantagens de se usar esse tipo de sistema para obter energia eléctrica.
energia solar vantagens
Não agride o meio ambiente, é uma energia limpa e renovável
A principal vantagem dos painéis solares é mesmo o bem que ela faz ao planeta. Sua fonte é a luz solar, algo totalmente acessível e que se renova diariamente. Para a transformação da luz solar em energia são utilizadas apenas placas e inversores, que não geram nenhum resíduo capaz de agredir os ecossistemas e os quais, para serem fabricados, não necessitam de nenhum desmatamento ou outras formas de agressão.
Por isso, quando falamos em fontes sustentáveis de energia, os sistemas fotovoltaicos são considerados um dos mais eficientes e amigos do meio ambiente.
É um investimento rentável com baixo valor de manutenção
Embora os kits de energia solar fotovoltaica ainda sejam considerados com preço inicial alto, é importante salientar que este valor é um investimento, pois, dentro de anos, estará a poupar com a compra de energia eléctrica da rede pública – ou até mesmo estará a vender para ela, a depender da escolha de produção que tenha.
A maior parte dos kits possui um tempo médio de retorno do investimento entre 5 e 6 anos, porém, a vida útil desses equipamentos é em torno de 30 anos. Ou seja, com 5 a 6 anos você já terá pago seu investimento inicial e passará todos os próximos anos a poupar dinheiro.
Caso escolha por um kit de autoconsumo, você deixará de gastar uma determinada quantia mensal com a compra de energia da rede pública. Já se a sua opção for dispor de uma unidade de pequena produção, também estará a poupar, pois irá vender a energia produzida em seu sistema para a rede.
De qualquer forma estará a realizar um investimento, porque por pelo menos 25 anos não terá mais de pagar nada de contas de energia elétrica a rede pública.
Mesmo que os painéis necessitem de manutenção periódica, em geral, são ações simples e de custos baixíssimos, pois essa é uma tecnologia pensada e criada para ter um vida útil bem longa.
Por isso, ao adquirir um kit de energia solar fotovoltaica, estará a fazer um investimento poupando dinheiro para a sua família e ainda cuidando do meio ambiente para as próximas gerações.

Share Button

Deixe uma resposta