Em 2013, o schoooools foi citado em pelo menos dois trabalhos de investigação. Uma dessas citações foi no artigo Gamifying Learning Experiences: Pratical Implications and Outcomes, publicado na revista Computers & Education (vol. 63 de abril de 2013): “Recently Simões, Díaz & Fernández (2013) presented a social gamification framework for http://schoooools.com, a social learning environment, which “aims to assist educators and schools with a set of powerful and engaging educational tools to improve students’ motivation and learning outcomes”.
A outra referência surgiu no artigo Reimagining Leaderboards: Towards Gamifying Competency Models through Social Game Mechanics, publicado nos proceedings da Gamification 2013 – First International Conference on Gameful Design, Research, and Applications: “Simões, Redondo and Vilas developed a social gamification framework for educational systems that was implemented for a series of elementary schools in Portugal [15]. Game elements were drawn directly from social games; for example, peer appraisal, including the use of a “like” button, giving and sharing rewards, and teamwork-based goals.”
Estes dois artigos referem o trabalho em curso no âmbito do schoooools e que foi publicado da revista Computers in Human Behavior: A Social Gamification Framework for a K-6 Learning Platform (autores Jorge Simões, Rebeca Díaz Redondo e Ana Fernández Vilas). Neste trabalho, o schoooools aparece como o caso de estudo de aplicação do conceito de gamification na educação. A gamification, termo para o qual não existe tradução para português, diz respeito à introdução de elementos característicos dos videojogos em contextos não lúdicos. Neste caso, o contexto não lúdico é a plataforma schoooools.
Este trabalho de investigação mereceu já este ano uma outra publicação no número 35 da revista eLearningPapers, cujo tema incide sobre os Ambientes Pessoais de Aprendizagem. Neste artigo A Gamification Framework to Improve Participation in Social Learning Environments (autores Jorge Simões, Rebeca Díaz Redondo, Ana Fernández Vilas e Ademar Aguiar) é dada continuidade à definição de uma proposta de um enquadramento de referência (framework) para aplicação de gamification em ambientes sociais de aprendizagem.
Esta componente de investigação complementa as outras iniciativas levadas a cabo pela equipa do schoooools ao longo de 2013 para dar a conhecer a plataforma e para sensibilizar os educadores para a importância deste tipo de ferramentas no apoio às atividades da escola.